quarta-feira, 21 de junho de 2017

Aula de Campo GREPIAL: Arte-educação, Cultura, Cidadania

Foi realizada nesta terça-feira (20/06) uma aula-passeio para a Caixa Cultural onde podemos conferir a exposição “Giramundo - Teatro de Bonecos e Seus Processos” e “Tom Zé – 80 Anos”. O Museu Giramundo, base da mostra, guarda o maior acervo de teatro de bonecos do Brasil. É um museu que se destaca e difere de outros similares ao redor do mundo, por estar vivo e grande parte dos espetáculos históricos ainda se encontra ativo, em versões originais. Já a exposição “Tom Zé – 80” anos apresenta a trajetória do compositor, cantor, performer, arranjador e escritor, Antônio José Santana Martins, mais conhecido como Tom Zé. Nascido no dia 11 de outubro de 1936 na cidade de Irará, na Bahia.  

A Atividade extracurricular tem a iniciativa de colocar o aluno como protagonista e convivência com a comunidade, como disse a aluna Rebeca" estamos aprendendo muita coisa, e agora eu compreendo muitos outros assuntos que meus professores aplicaram na sala de aula". Ao passar pela exposição de Tom Zé, os educandos conseguiram compreender melhor como foi a evolução da música no Brasil, e foram questionados pela estrutura com a seguinte pergunta: O que é música? O que é capaz de fazer música? Levantamos essa reflexão.
Na exposição de bonecos os alunos foram levados a um entendimento de arte e um aprendizado histórico.  Na oportunidade junto com os alunos da Universidade Federal do Estado da Bahia(UFBA) os alunos se sentiram igualmente com os universitários, onde houve um intercâmbio de ideias e debates interativos, os estudantes de design da UFBA que estavam no módulo que tinha desenho como principal, junto com os alunos do GREPIAL, algo inacreditável, vendo este cenário o monitor da oficina de games Yuri Teixeira pôde dizer: Intercâmbio extracurricular de alunos acadêmico com os alunos do Ensino Fundamental 2,
 nos mostra que ao quebrar a barreira do muro da escola conseguimos socializar os alunos e dar a eles o compreendimento de autores nas ações de cidadania."
As diferenças de classe social, idade, gênero, capacidade intelectual, raça, interesses e etc, que é vigente entre os alunos como chave do aprimoramento do ensino e do sucesso na aprendizagem acadêmica são ainda parcialmente aceitas e constituem um forte impacto no conservadorismo dos sistemas educacionais, que insistem na eliminação dessas diferenças para melhorar a qualidade do ensino em suas escolas. 
“Pensa-se num grupo homogêneo sendo que a escola é feita com grupos heterogêneos. Sendo assim, questionam-se os limites da diversidade, além dos quais os alunos são inelegíveis para os programas escolares. A tendência é encorajar os alunos a ignorar suas próprias diferenças e as dos outros, como citou o monitor da Oficina de Fotografia, Isaias Santana. ”

A ação de hoje, propôs mudar essa realidade, promover e fomenta arte-educação, cultura, cidadania e quebra os paradigmas da cidade marrom, conceito explorado pelo geografo e professor Milton Santos. 

0 Esta foi mais uma ação da Secretaria de Educação (SEMED), através do Programa Mais Educação, que atua nas escolas, realização do IMA-Imagem, Movimento e Atitude / Oficina da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, participação da rádio Ondas do Saber, e com total apoio da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida (GREPIAL).


Curta as "Ondas do Saber"
www.facebook.com/ondasdosabe

Texto: 
Redação Ondas do Saber. 
Fotos: Lucas, Rebeca- Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário